A ABORDAGEM ANALÍTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DE STEPHEN BALL EM UM ESTUDO ACERCA DOS EFEITOS DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE) EM UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Ana Claudia Celice Alves Vasconcelos, Iraíde Marques de Freitas Barreiro

Resumo


O presente artigo é parte da tese de doutorado desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP/Marília, finalizada em 2014, que trata sobre os efeitos da política de avaliação, uma das vertentes do Plano de Desenvolvimento da Educação, na rede municipal de ensino de Araçatuba/SP. Este artigo, fundamentalmente, discorre acerca do percurso analítico utilizado para avaliação de política pública, o que envolve a abordagem do ciclo de políticas, de Stephen J. Ball, além de pesquisa bibliográfica. Essa abordagem, segundo o autor, se mostra adequada para avaliação de política pública, por constituir-se um campo de profundas contestações e que requer um cuidadoso percurso teórico-metodológico na sua prática investigativa, no sentido de garantir uma análise tanto mais objetiva quanto afastada de um perfil estritamente técnico, neutralista e opaco.

Palavras-chave


Ciclo de Política; Avaliação de Política Pública; Análise de Trajetória.

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