A ABORDAGEM ANALÍTICA E AS CONTRIBUIÇÕES DE STEPHEN BALL EM UM ESTUDO ACERCA DOS EFEITOS DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (PDE) EM UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AZEVEDO, J. M. L. A educação como política pública. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2004.
BALL, S. J. Cidadania global, consumo e política educacional. In.: SILVA, L. H. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
_________. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação.
Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, pp.99-116, Jul/Dez 2001.
_________. Performatividade, privatização e o pós-Estado do bem estar. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1105-1126, Set./Dez. 2004.
_________. Palestra: Ciclo de Políticas / Análise Política. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); 2009. Disponível em: http://www.ustream.tv/recorded/2522493. Acessada em 07/04/2011. [Esta conferência foi realizada por iniciativa de grupo de pesquisa do PROPED/EDU/UERJ e contou com a participação da IPTV Kaxinawá/PGECC/FEBF/UERJ para gravação, transmissão e edição].
_________. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. In.: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (org.) Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
BELLONI, I. et al. Metodologia de avaliação em políticas públicas: uma experiência em educação profissional. 2 ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões de Nossa Época, v. 75).
BRASIL. Presidência da República. Decreto 6.094, de 24 de abril de 2007: dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Brasília, 2007a. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6094.htm. Acesso em 13 jul. 2013.
FARIA, C. A P. A política da avaliação de políticas públicas. Revista Brasileira de Estudos Sociais. v. 20, n. 59, 2005. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v20n59/a07v2059.pdf. Acesso em 8 jun 2013.
FIGUEIREDO, M.; FIGUEIREDO, A. M. C. Avaliação política e avaliação de políticas: um quadro de referência teórica. Cadernos IDESP, São Paulo, n. 15, 1986. Disponível em http://www.fjp.mg.gov.br/revista/analiseeconjuntura/viewissue.php?id=5. Acesso em 9 jun 2013.
MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas. vol. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.
______________. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos, Itajaí, vol. 9, n. 1, p. 4-16, jan/abr. 2009.
MAINARDES, J; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009.
MAINARDES, J.; FERREIRA, M. S.; TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In.: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (org.) Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
MARTINS, A. M. A descentralização como eixo das reformas do ensino: uma discussão da literatura. Educação & Sociedade. Campinas, ano XXII, n. 77, dez, 2001.
OZGA, J. Investigação sobre políticas educacionais: terreno de contestação. Coleção currículo, políticas e práticas. Porto: Porto Editora, 2000.
VASCONCELOS, A. C. C. A. Efeitos da política de avaliação do PDE no sistema municipal de ensino. 2014. (Tese de Doutorado). Marília: UNESP.
Apontamentos
- Não há apontamentos.