O NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO
Resumo
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir os problemas gerados pelo aprofundamento do modelo neoliberal na sociedade brasileira, avaliando os efeitos sociais evidenciados na hierarquização cultural e a forma como são reafirmados na educação. O artigo pretende não apenas expor o fluxo histórico desse modelo, cujo alcance abrange todas as esferas que envolvem a vida humana, mas também apontar as características de sua atuação no campo da educação e identificar instrumentos impostos a ela por meio do projeto referido.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALAVARSE, O.M. Ciclos ou séries?: a democratização do ensino em questão. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade São Paulo. Revista Brasileira de educação. Vol. 14, no. 40. Rio de Janeiro: 2009.
BIANCHETTI, Roberto Geraldo. Modelo neoliberal e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2ª ed. 1996.
DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. Campinas: Papirus, 1997.
FREITAS, L. C. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003. Disponível em: . Acesso em: 21. Fev. 2015.
GENTILI, Pablo. Neoliberalismo e educação: manual do usuário. Disponível em: . Acesso em: 10 Mar. 2015.
GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz Tadeu (org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Rio de Janeiro: Petrópolis, 6ª ed. 1998.
GENTILLI, Pablo; SADER, Emir (org.). Pós-neoliberalismo: As políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1995.
JÚNIOR, João Feres. et. al.O impacto da Lei nº 12.711 sobre as universidades federais. Levantamento das políticas de ação afirmativa (GEMAA), IESP-UERJ, setembro, 2013, pp. 1-34. Disponível em: Acesso em: 15 Fev. 2015.
NEUBAUER, Rose. Quem tem medo da Progressão Continuada, ou melhor, a quem
interessa o sistema de reprovação e exclusão social?. São Paulo, 2001. Disponível em:. Acesso em: 15 jan. 2015.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio M. Martins. Bourdieu & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 3ª ed. 2009
PAUL SINGER. Para além do neoliberalismo: a saga do capitalismo contemporâneo - São Paulo em perspectiva, 12(2) 1998.
SOUZA, Silvia Cristina de. Mecanismos de quase-mercado na educação escolar pública brasileira. Marília, 2010. 149 f.; 30 cm. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2010.
TUPPY, Maria Isabel Nogueira. A Educação Profissional. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela; ADRIÃO, Theresa. (org). Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB. 2ª ed. São Paulo: Xama, 2002.
Apontamentos
- Não há apontamentos.