O PROCESSO DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL, A EXCLUSÃO DO NEGRO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE EMBRANQUECIMENTO RACIAL

Nandara Helena Silva Sakamoto

Resumo


O processo sócio-histórico de emancipação do negro está intimamente ligado a formataçao de uma política de embranquecimento racial que contribui para uma campanha de exterminação negra no contexto social no período pós-escravidão. Aqui, observa-se que o processo mais centrado nesta lógica foi o da formação educacional, onde se localiza o maior equipamento de deminação e poder social, o espaço acadêmico. Neste sentido, o privilégio de ocupar os bancos escolares se torna meio de alijamento da produção de conhecimento e busca de autônomia, da qual o negro não participa e recentemente foi questionado através da ADPF 186. Ou seja, a lógica higienista e seus resquícios no pensamento atual, fruto de uma política clara de combate a população negra e sua impossibilidade de acesso aos espaços de produção de poder. O trabalho trata de jogar luzo sobre estes processos e questioná-los, no sentido a subsidiar a necessidade e defesa das medidas compensatórias, não só como necessárias, mas como obrigatórias como forma à reconhecer o débito social com esta população.


Palavras-chave


processo de formação educacional do negro;medidas compensatórias; espaços de detenção de poder.

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Referências


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