NOSSO NEGRO PASSADO E VULNERABILIDADE SOCIAL ATUAL

Walace Rodrigues

Resumo


Este escrito busca explorar as complicadas relações étnico-raciais brasileiras com a vulnerabilidade social de alguns grupos sociais. Aqui nos detemos sobre a população negra brasileira e sua exclusão de importantes áreas produtivas e sociais. Buscamos pensar, também, a relação entre vulnerabilidade social e a vasta população negra brasileira. Esta pesquisa se coloca como teórica de cunho bibliográfico. Os resultados deste escrito nos mostram um descaso histórico para com os negros no Brasil, o que pode ter ajudado a excluir esse grupo das camadas mais influentes da vida econômica e social do país. Também, acreditamos que é pela via da educação que os estereótipos contra os negros podem ser desconstruídos.


Palavras-chave


Negros; Relações étnico-raciais; Vulnerabilidade social; Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de; FRAGA FILHO, Walter. Uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação Pós-colonialista no Brasil: Aprendizagem Triangular. In: Comunicação e Educação. São Paulo, v.01, n.02, p. 59-64. jan./abr. 1995. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i2p59-64

BELCHIOR, Negro. O racismo é a forma de manutenção do capitalismo à brasileira. In: Carta Capital. De 21 de set/2015. Disponível em: http://negrobelchior.cartacapital.com.br/o-racismo-e-a-forma-de-manutencao-do-capitalismo-a-brasileira Acesso em: 22 jun. 2017.

BRASIL. Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros. COSTA, Marco Aurélio; MARGUTI, Bárbara Oliveira (editores).Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Brasília: IPEA, 2015.

FILGUEIRA, Carlos H. Estructura de oportunidades y vulnerabilidad social: aproximaciones conceptuales recientes. In CEPAL. Seminario Vulnerabilidad. Santiago de Chile: CEPAL, 2001.

LANDER, Edgardo. Ciencias sociales: saberes coloniales y eurocéntrico. IN: La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Edgardo Lander (comp.). Buenos Aires: CLACSO, p. 04-18, febrero de 1993.

PRANDI, Reginaldo. De africano a afro-brasileiro: etnia, identidade, religião. In: Revista USP. São Paulo, n.46, p. 52-65, junho/agosto 2000.

RADIO VATICANO. Brasil ainda tem 13 milhões de analfabetos. Reportagem de 8 de setembro de 2016. Disponível em: http://br.radiovaticana.va/news/2016/09/08/dia_mundial_da_alfabetiza%C3%A7%C3%A3o_analfabetismo_no_brasil_10/1256376 Acesso em: 22 jun. 2017.

RODRIGUES, Walace. A “Ladeira da Preguiça” e o estereótipo histórico da preguiça dos negros. Anais Eletrônicos do IV Congresso Internacional de História: Cultura, sociedade e poder. Realizado entre 23 e 25 de set/2014 – UFG/Jataí, ISSN: 2178-1281., p. 1-11 Disponível em: http://www.congressohistoriajatai.org/anais2014/Link%20(271).pdf . Acesso em: 22 jun. 2017.

RODRIGUES, Walace. Desconstruindo Discursos de Diferença na Escola. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 687-706, Jun. 2017. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362017000200687&lng=en&nrm=iso . Accesso em 26 Jun. 2017, DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623657231

SANTOS, Sales Augusto dos. A Lei nº 10.639/03 como fruto da luta anti-racista do movimento negro. In: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, p. 21-37, 2005.

SPIVAK, Gayatri. The Spivak reader. LANDRY, Donna; MACLEAN, Gerald (org.). New York: Routledge, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.