A FORMAÇÃO CONTINUADA NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE SÉRIES INICIAIS NO CONTEXTO DA INCLUSÃO

Simone Vicente de Moraes, Silvia Cristina de Souza

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo central verificar a existência e a concepção de professores acerca dos processos de formação continuada de docentes que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental no contexto da inclusão. Aborda se há oferta de cursos aos professores, como ocorre, suas implicações no cotidiano da sala de aula, as concepções dos professores acerca desse processo e os resultados no âmbito da educação inclusiva. A pesquisa foi realizada em escolas do município de Penápolis com professores de séries iniciais e utilizou entrevistas. Como instrumento de coleta de dados.


Palavras-chave


Formação continuada; Educação especial; Séries iniciais.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Jane Soares. Estágio Supervisionado em prática de ensino: relevância para a formação ou mera atividade curricular? Revista ANDE, v.13, n. 20, p.39-42, 1994.

ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis:

Vozes, 1998.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 4.024, 1961. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L4024.htm> Acessado em: 10/12/2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, 1996. Disponível em . Acesso em: 12/09/2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, 1996. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn2.pdf>. Acesso em: 13/06/2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, 1996. Disponível em < http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf> Acesso em: 22/09/2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Disponível em . Acesso em: 13/04/2017.

PAULA, Maria de Fátima Costa de. A perda da identidade e da autonomia da universidade brasileira no contexto do neoliberalismo. Avaliação. Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior. Campinas, v.8, n. 4, p. 53-56, dezembro, 2003.

PIMENTA, S.G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Margaret do Rosário. Dificuldades Enfrentadas Pelos Professores na Educação Inclusiva. Brasília, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.