A REALIDADE DA INCLUSÃO DOS DEFICIENTES AUDITIVOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ARAÇATUBA

Carolina Alves Gonzalez, Natacia Clemente Batista

Resumo


O presente trabalho apresenta um estudo acerca das formas de atendimento à alunos surdos, tendo por base a análise da literatura da área, da legislação que trata do assunto e, ainda, do relato de docentes de escolas que prestam tal atendimento. Tivemos como objetivo central verificar de que maneira as escolas atendem os alunos surdos, tanto no que tange às atividades desenvolvidas pelos professores da sala de aula regular como nas ações do AEE. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas entrevistas com seis professoras em três escolas públicas de Ensino Fundamental I do município de Araçatuba, sendo três professoras da sala regular e três da sala de AEE, para analisar se o atendimento converge com a legislação e a literatura da área.


Palavras-chave


Atendimento Educacional Especializado, Aluno Surdo, Inclusão.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL, LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002. Dispões sobre a Língua Brasileira de Sinais LIBRAS – E dá outras providências. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, Brasília, DF.

BRASIL,LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF

BRASIL. MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008

BUFFA, M. J. M. B. O que os pais de crianças deficientes auditivas devem saber sobre a escola. In: BEVILACQUA, M.C.; MORET, A.L. M. Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São José dos Campos: Pulso, 2005.

DECRETO Nº 5.626/2005.Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no10.098, de 19 de dezembro de 2000.

MARCHESI, A. Comunicação, linguagem e pensamento das crianças surdas. In Coll, C. Palácios, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.

MAZZOTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: histórias e políticas públicas. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MEC/SEESP - Secretaria de Educação Especial. Subsídios para< Organização e Funcionamento de Serviços de Educação Especial: Área de Deficiência Auditiva. Brasília, DF: (1995)

MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1989.

OLIVEIRA, T. M. F.; VASCONCELLOS, A. M.; OLIVEIRA, J. A. Diagnóstico precoce da deficiência auditiva na criança. Temas de Pediatria Nestlé, 46, p. 1-14, 1990.

SCLIAR, CABRAL, L. Introdução á psicolinguística. São Paulo: Ática, 1991.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.