CRIANÇAS AUTISTAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS
Resumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica e de campo feita no município de Araçatuba/SP em duas escolas do ensino fundamental I, tendo por objetivo analisar as práticas pedagógicas para inclusão dos alunos com TEA (transtorno do espectro autista) na fase da alfabetização. A partir desse ponto cria-se uma abordagem sobre a inclusão do autista no ensino regular. Todavia, é importante que o professor em sua prática pedagógica saiba criar meios que possibilite uma interação de qualidade, promovendo adaptações/flexibilizações significativas aos educandos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais-DSM-IV-TR. 4. ed. Porto Alegre/RS: Artmed, 2002.
AMERICAN PSYCHIATRY ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais-DSM-V. 5. ed. Porto Alegre/RS: Artmed, 2014.
AZENHA, M.G. Construtivismo de Piaget a Emília Ferreiro. 6ª ed. São Paulo: Ática, 1998.
BRASIL. Lei de Diretrizes Bases de Educação Nacional, nº 9394, 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/19394.htm. Acesso em: 22 e 24/10/ 2017.
COLL, Cesar. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. 2ª ed. Barcelona/Espanha: Paidós, 1997.
CROCHÍK José Leon. Educação Inclusiva e preconceito: Desafios para a prática pedagógica. In: FILHO, T.A.G.F; MIRANDA, T.G. (Orgs). O professor e a educação inclusiva: Formação, práticas e lugares. Salvador/BA: EDUFBA, 2012.
DUBOC, Maria José Oliveira. Políticas de inclusão de alunos com deficiência e avaliação de desempenho: Pontos e contrapontos. In: FILHO, T.A.G.F; MIRANDA, T.G. (Orgs). O professor e a educação inclusiva: Formação, práticas e lugares. Salvador/BA: EDUFBA, 2012.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 24ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FILHO, T.A.G; MIRANDA, T.G. Professor e a educação inclusiva: Formação, práticas e lugares. Salvador/BA: EDUFBA, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 50ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2013.
GARCIA, Leite Regina. Novos olhares sobre alfabetização. São Paulo: Cortez 2001.
GOMES, R.F; ONZI, F.Z. Transtorno do Espectro Autista: Importância do Diagnóstico e Reabilitação. In: Caderno Pedagógico. Lajeado/RS, V. 12, n. 3, 2015.
LAKATOS, Eva. MARCONI, Marina. Fundamento de metodologia científica. 7ª Ed. São Paulo: Atlas S.A, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente.13ªed. São Paulo: Cortez, 2012.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A Integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon: SENAC, 1997.
NASPOLINI, Ana Tereza. Tijolo por tijolo: Leitura e produção escrita. São Paulo: FTD, 1996.
ORTEGA, Francisco. O sujeito cerebral e o movimento da neurodiversidade. Mana, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 477-509, outubro de 2008. Disponível em:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132008000200008&lng=pt_BR&nrm=iso>. Acesso em 05 jul. 2017.
PETRUY, Mozart. O processo de alfabetização no âmbito do ensino fundamental - anos iniciais-para alunos com deficiência intelectual. Disponível em:< http://ww2.pinhais. pr.gov.br/aprefeitura/secretariaseorgaos/educacao/seminario/uploadAddress/ Acesso em 10 mai. 2017.
SCHMIDT, Carlo. Transtornos Globais do Desenvolvimento. In: SILUK, Ana Cláudia Pavão. (orgs). Atendimento Educacional Especializado: Construções para a prática pedagógica. Santa Maria/RS: UFSM, 2012.
SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. 2º ed. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2003.
Apontamentos
- Não há apontamentos.