AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Matheus Ferreira Gualberto dos Santos

Resumo


Este estudo tem como objetivo investigar as condições de produção de leitura de alunos do Ensino Fundamental. Identificar como se dá o processo de aquisição da leitura no lugar onde ele acontece, a sala de aula, e o que possibilita ou impede sua produção pelas crianças é o intento maior. Por meio de entrevistas e observações verificamos que a prática pedagógica do professor no trabalho com a leitura parece ser decisiva no desenvolvimento do gosto pela leitura. Nesse sentido, os cursos de formação docente e as escolas de ensino fundamental devem enfrentar o desafio de implementar programas de educação inicial e continuada que impliquem estudos e pesquisas sobre o processo de ensino e de aprendizagem no âmbito da leitura, propiciando aos futuros e atuais professores, as ajudas pedagógicas necessárias para tornar efetivo e diferenciado, em termos de qualidade e competência, o ensino da leitura.

Palavras-chave


Leitura; Ensino da leitura; Ensino Fundamental

Texto completo:

PDF

Referências


GANDRA, Lia Mara Malinski. As práticas de leitura e do ensino da leitura em cursos superiores de formação profissional. In.:GHIRALDELO, Claudete Moreno (org.). Língua portuguesa no ensino superior: experiências e reflexões. São Carlos: Claraluz, 2006.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 2. ed. São Paulo: Ática, 1998.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

MORENO, Ana Carolina. Brasil cai em ranking mundial de educação em ciências, leitura e matemática. G1, Educação, 06 dez. 2016. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/brasil-cai-em-ranking-mundial-de-educacao-em-ciencias-leitura-e-matematica.ghtml. Acesso em: 20 ago. 2017.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. De olhos abertos. São Paulo: Ática, 1991.

______. Leitura & realidade brasileira. 4. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

______. Criticidade e leitura: ensaios. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

______. Condições para fazer leitores nas escolas brasileiras: do medonho ao sem-vergonha. In.: FERREIRA, Norma Sandra de Almeida (org.). Leitura: um cons/certo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2003.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.