A AFETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Ana Paula Mariano Cardoso, Jéssica Paelo Cruz, Lia Mara Malinsky Gandra, Márcia Arantes Ramos

Resumo


Resumo

 

Entender o que vem a ser a afetividade no contexto escolar direciona este trabalho. A investigação partiu de inúmeros questionamentos, ocorridos durante o Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia, onde se observou a dificuldade dos professores em lidar afetivamente com seus alunos no desenvolvimento do ensino.

Sendo assim, buscamos, com essa pesquisa, entender qual é a concepção de afetividade que os professores têm e como eles enunciam essa concepção no âmbito do processo de ensino-aprendizagem. Para a coleta de dados foram observadas e entrevistadas nove professoras de escolas públicas e particulares das cidades de Araçatuba e Birigui. Os resultados indicam que a maioria dos professores concebe a afetividade apenas como ato de afeição, dissociando-a do aspecto cognitivo que é sempre mais valorizado. Essa concepção leva ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que acabam por limitar o processo educativo desenvolvendo alunos com algum tipo de conhecimento mas com dificuldades de socialização e autonomia. Nesse sentido considerar a afetividade no processo educativo pode fazer a diferença neste mundo, contribuindo para minimizar o contraste social, transcendendo a injustiça entre os homens.


Palavras-chave


afetividade, prática pedagógica, ensino, aprendizagem, formação docente

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