O CONSUMISMO E O DESCARTE PRECOCE DOS PRODUTOS

Yasmin Rosa da Silva Pantoja

Resumo


Este artigo propõe uma análise no que diz respeito ao aumento do consumo na sociedade contemporânea. Ademais, será debatido o aumento da utilização da obsolescência programada por parte de muitas empresas, considerando esta como sendo uma estratégia que compromete a condição existencial de vulnerabilidade dos consumidores nas relações de consumo e como tal fator interfere tanto no comportamento social quanto no meio ambiente. Junto a isso, considera-se a necessidade da presença de um consumo sustentável o qual deve ser incentivado e divulgado, para que haja uma maior consciência por parte da sociedade e dos empresários, a respeito das consequências prejudiciais que o descarte inadequado dos produtos pode gerar. Identifica-se também uma interpretação da sociedade feita por Gilles Lipovetsky a respeito da sociedade de hiperconsumo sendo uma descrição de um cenário encontrado o qual é marcado por uma economia de variedade e da reatividade, relacionando também ao conceito de consumo de massa, sendo este caracterizado pelo aumento das compras e uma troca cada vez mais frequente dos produtos.


Palavras-chave


Consumo. Obsolescência planejada. Descarte.

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Referências


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