SORORIDADE NA PRAÇA: EDUCAÇÃO, MOVIMENTO SOCIAIS E DIREITOS FUNDAMENTAIS NO PIQUENIQUE FEMINISTA

Maria Clara Arraes Peixoto Rocha, Maria Luiza Bezerra Oliveira

Resumo


O objetivo dessa pesquisa é fazer uma análise para identificar se o movimento social Piquenique Feminista que acontece na região do Cariri cearense, pode ser classificado como um meio educativo, e, quais aspectos trazem para as teorias pedagógicas e a práticas educativas não formais das discussões voltadas para os Direitos Fundamentais das mulheres. O trabalho pretende estudar o espaço do Piquenique como sendo também um momento voltado para discussões acerca do cotidiano das mulheres e algumas dificuldades vivenciadas por estas. Foi feito estudo bibliográfico e pesquisa de campo atrelada a entrevistas com as participantes e organizadoras do movimento. A dinâmica popular do Piquenique é baseada também na sensibilidade das presentes no evento, sendo a metodologia dos encontros marcada por trocas de saberes políticos e sociais. Sendo assim, provoca, portanto, em relação à coisa designada, um juízo, um estado de espírito, uma dimensão de confiança e afetividade entre as mulheres. Consequentemente variam de acordo com as vivências e as culturas das falantes e ouvintes. O Piquenique é possível em virtude à capacidade de aproximação de convicções inerentes a aspiração de transformar o meio, estabelecendo a luta por igualdade de direitos.

Palavras-chave


Movimentos Feministas; Ensino não formal; Direitos Fundamentais.

Texto completo:

PDF

Referências


ANJOS, Anna Beatriz. Em campanha no Twitter, mulheres relatam primeiros casos de assédio que sofreram. Disponível em: . Acessado em 13 de jul. 2017.

BRASIL. Lei 12.250, de 09 de fevereiro de 2006. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro, 31 dez. 1940.

DE FARIA, Bento. Código penal brasileiro: comentado: Decreto-lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Record, 1959.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido (1970). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal - Suiça , 18 au 22 octobre 2005.

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 23. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

GOHN, Maria da Glória. 500 anos de lutas sociais no Brasil: movimentos sociais, ONGs e terceiro setor. Revista Mediações, v. 5, n. 01, 2000.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade E Educação Uma Perspectiva Pós-Estruturalista. 1998.

MILLET, Kate. Política Sexual. Trad. Alice Smapaio. Portugal: Dom Quixote, 1970.

NARVAZ, Martha Giudice; KOLLER, Sílvia Helena. Famílias e Patriarcado: da prescrição normativa à subversão criativa. Revista Psicologia & Sociedade; 18 (1): 49-55; jan/abr, 2006.

PAUGAM, Serge (Org.) A pesquisa sociológica. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organizaçao e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. _. Educação e mudança, v. 18, 2014.

SABADDEL, Ana Lucia. Manual de Sociologia Jurídica. 6. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2014. 272p.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. A mulher na sociedade de classes. 3. Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

SANTANA, P. M. Q. Entrevista sobre o Piquenique Feminista. Crato-CE, julho de 2017. Entrevista concedida a Maria Clara Arraes Peixoto Rocha.

SEVERINO. Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 12. Ed. São Paulo Cortez/ Autores Associados, 1985.

SOARES. A. M. Entrevista sobre Piquenique Feminista. Crato-CE, julho de 2017. Entrevista concedida a Maria Clara Arraes Peixoto Rocha.

SOARES, S. R. Entrevista sobre Frente de Mulheres de Movimentos do Cariri. Crato-CE, julho de 2015. Entrevista concedida a Maria Clara Arraes Peixoto Rocha.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da Violência 2012. Os novos padrões da violência homicida no Brasil. São Paulo: Instituto Sangari, 2011. Disponível em:< http://www.compromissoeatitude.org.br/wp-content/uploads/2012/08/Mapa-Violencia-2012_HomicidiosMulheres.pdf> Acesso em: 03 set. 2017


Apontamentos

  • Não há apontamentos.