CONTROLE DIFUSO: RECURSO EXTRAORDINÁRIO, SÚMULAS VINCULANTES E REPERCUSSÃO GERAL

Flávia Rodrigues Tesin

Resumo


É inegável que as relações jurídicas, com o passar do tempo, propendem a ficar progressivamente mais complexas. Por conseguinte, o número de lides levadas ao Poder Judiciário pelo jurisdicionado também tende a aumentar. A par destes fatos, o presente trabalho buscou examinar o recurso extraordinário, bem como seu pressuposto da repercussão geral, e a súmula vinculante como instrumentos processuais-constitucionais cujos entendimentos e teses resultantes acabam por servir, quando apreciados pelo Supremo Tribunal Federal, como direcionamentos a serem seguidos pelos demais juízes e tribunais: trata-se da sistemática de precedentes judiciais. Com efeito, ainda que sob a forma de controle difuso, já que submetidos à análise da Cúpula Suprema incidentalmente, constituem mecanismos de uniformização da jurisprudência, de modo a concretizar os princípios da segurança jurídica e da isonomia. Apreende-se, assim, que são instrumentos relevantes no que tange à concretização de mencionados princípios e, bem assim, no tocante à padronização de entendimentos ou teses sobre temas jurídicos considerados idênticos. Conforme ressaltado no trabalho, essa sistemática deve ser compatibilizada com a liberdade e discricionariedade assegurada aos magistrados no exercício de sua função jurisdicional, mormente para assegurar a imparcialidade dos mesmos. O método de pesquisa utilizado é bibliográfico e documental.


Palavras-chave


Controle Difuso; Segurança Jurídica; Igualdade; Precedentes Judiciais.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVIM, Eduardo Arruda. Direito Processual Civil. 5ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

CARNEIRO JÚNIOR, Amílcar Araújo. A contribuição dos precedentes judiciais para a efetividade dos direitos fundamentais. Brasília: Gazeta Jurídica, 2012.

CURY, Augusto Jorge; MUNHOZ, Rhonny Petherson. Precedentes Vinculantes e efetivação dos direitos fundamentais à segurança jurídica e à igualdade: influências do novo Código de Processo Civil sobre o Direito Constitucional. Org. Camila Paula de Barros Gomes, Flávio Marcelo Gomes e Renato Alexandre da Silva Freitas. Birigui: Boreal, 2015.

DIDIER JÚNIOR, Fredie Souza; BRAGA, Paula Sarno; OLIVEIRA, Rafael. Curso de direito processual civil, volume 02 – teoria da prova, direito probatório, teoria do precedente, decisão judicial, coisa julgada e antecipação dos efeitos da tutela. 5ª ed. Salvador: Juspodivm, 2010.

DONIZETTI, Elpídio. Curso Didático de Direito Processual Civil. 18ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.

GAJARDONI, Fernando da Fonseca; ZULEFATO, Camilo. Processo Civil para os concursos de técnico e analista dos tribunais e MPU. 7ª ed. Salvador: Juspodivm, 2018.

LÉPORE, Paulo. Direito Constitucional para os concursos de analista e técnico de tribunais e MPU. 6ª ed. Salvador: Juspodivm, 2018.

MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 10ª ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

MORAIS, Alexandre de. Curso de Direito Constitucional. 14 ed. São Paulo: Atlas, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.