O PAPEL DOS PRECEDENTES JUDICIAIS NO ORDENAMENTO JURÍDICO NACIONAL

Flávia Rodrigues Tesin, Renato Alexandre da Silva Freitas, Renato Bernardi

Resumo


É evidente que, com o passar do tempo e com a evolução da sociedade, as relações jurídicas tendem a ficar progressivamente mais complexas. Noutro giro, o número de lides levadas ao Poder Judiciário pelo jurisdicionado, que busca no Estado a solução de seus problemas, também tende a aumentar. Diante dessas considerações, o presente trabalho buscou examinar como a teoria dos precedentes judiciais é, mormente após o advento do Código de Processo Civil de 2015, aplicada no ordenamento jurídico brasileiro. O tema será debatido à luz dos paradigmas do civil law e do common law, essenciais ao entendimento da origem estrutural do sistema de precedentes judiciais e dos instrumentos jurídicos que, de alguma forma, reconhecem a eficácia normativa de certas orientações jurisprudenciais, como as súmulas dos tribunais e a consagração da súmula vinculante. O método de pesquisa utilizado é bibliográfico e documental.


Palavras-chave


Precedentes Judiciais; Uniformização das orientações jurisprudenciais; Segurança Jurídica; Igualdade.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA MOREIRA, José Carlos. Súmula, jurisprudência, precedente: uma escalada e seus riscos. Temas de direito processual (nona série). São Paulo: Saraiva, 2007.

CARNEIRO JÚNIOR, Amílcar Araújo. A contribuição dos precedentes judiciais para a efetividade dos direitos fundamentais. Brasília: Gazeta Jurídica, 2012.

CURY, Augusto Jorge; MUNHOZ, Rhonny Petherson. Precedentes Vinculantes e efetivação dos direitos fundamentais à segurança jurídica e à igualdade: influências do novo Código de Processo Civil sobre o Direito Constitucional. Org. Camila Paula de Barros Gomes, Flávio Marcelo Gomes e Renato Alexandre da Silva Freitas. Birigui: Boreal, 2015.

DIDIER JÚNIOR, Fredie Souza. Curso de Direito Processual Civil, volume 01 – introdução ao Direito Processual Civil, Parte Geral e Processo de Conhecimento. 17ª ed. Bahia: Juspodivm, 2015.

DIDIER JÚNIOR, Fredie Souza; BRAGA, Paula Sarno; OLIVEIRA, Rafael. Curso de direito processual civil, volume 02 – teoria da prova, direito probatório, teoria do precedente, decisão judicial, coisa julgada e antecipação dos efeitos da tutela. 5ª ed. Bahia: Juspodivm, 2017.

GAJARDONI, Fernando da Fonseca; ZULEFATO, Camilo. Processo Civil para os concursos de técnico e analista dos tribunais e MPU. 7ª ed. Bahia: Juspodivm, 2018.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 23ª ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

LÉPORE, Paulo. Direito Constitucional para os concursos de analista e técnico de tribunais e MPU. 6ª ed. Salvador: Juspodivm, 2018.

MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 10ª ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

PINHO, Humberto Dalla Bernardina de; RODRIGUES, Roberto de Aragão Ribeiro. O microssistema de formação de precedentes judiciais vinculantes previsto no novo CPC. Revista de Processo, São Paulo, ano 2016. N. 12-16. Disponível em: .

TARTUCE, Flávio. Manual de Direito Civil. 8ª ed. São Paulo: Método, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.