PROPOSTA DE UM FRAMEWORK ÁGIL PARA GESTÃO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ELETRÔNICOS

André Luiz da Silva, Diogo Tavares da Silva

Resumo


Historicamente a indústria de jogos eletrônicos tem adotado métodos tradicionais de engenharia de software, como o método em cascata. Essas abordagens possuem a desvantagem de serem pouco dinâmicas e basicamente reativas, desestimulando a proatividade, o que acaba por contribuir para que um grande número de projetos falhem. Neste contexto, propõem-se um framework baseado em metodologias ágeis para o desenvolvimento de jogos eletrônicos, intitulado improved Game Agile Methods Applied (iGAMA), assim como levanta-se um conjunto de ferramentas CASE gratuitas de suporte para sua utilização. Por meio de levantamento bibliográfico e análise de trabalho correlatos, adquiriu-se o embasamento necessário para estudar os principais problemas da indústria de jogos e com base nestes problemas elaborar um estudo de caso para a aplicação do framework ágil proposto de modo a verificar sua eficácia em contorná-los. De acordo com o estudo realizado, verificou-se que a aplicação do iGAMA proporciona resultados positivos, concluindo-se que sua aplicação é capaz de mitigar os problemas enfrentados pela indústria de jogos, como o escopo irreal e a falta de motivação.

Palavras-chave


Análise de projetos. Desenvolvimento de jogos eletrônicos. Engenharia de software. Gestão de projetos. Metodologias ágeis.

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