LEGADO DA IMPLANTAÇÃO DA FERROVIA CEFNOB NOS HÁBITOS ALIMENTARES NA CIDADE DE ARAÇATUBA (SP) EM UMA RELEITURA GASTRONÔMICA

Fabio Akio Nikuma, Helerson de Almeida Balderramas, Renata Passareli

Resumo


O presente trabalho objetiva investigar os insumos alimentares mais presentes nas produções gastronômicas dos moradores da cidade de Araçatuba, reconhecendo-os como parte da tradição e cultura local, que aqui se perpetuaram sob forte influência da implantação da Ferrovia CEFNOB, como desbravadora desta região, implantadora da cidade de Araçatuba e cidades que a margeavam. A metodologia utilizada foi composta de pesquisa bibliográfica e documental, complementada por entrevistas estruturadas, realizadas com moradores antigos e imigrantes que compuseram a miscigenação das famílias que escolheram Araçatuba e região para residir.

Palavras-chave


araçá, gastronomia, cupim casqueirado, caldo do artista, cultura alimentar, Araçatuba, ferrovia, insumos alimentares e produção gastronômica

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÇATUBA 100 ANOS. Revista de aniversário da cidade. Editora Folha da Região: Araçatuba, 2008.

ARAÇATUBA. Site oficial do município. Disponível em: http://aracatuba.sp.gov.br/caldo-do-artista-a-atraa%C2%A7ao-no-barracao-cultural/. Acesso em: 17/10/2016.

BARRETO, Ronaldo Lopes Pontes. Passaporte para o sabor. Tecnologias para elaboração de cardápios. 8 ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

COLEÇÃO Araçatuba 100 anos. Editora Folha da Região: Araçatuba, 2008.

FRANCO, Cleuza Castilho Peres. Araçatuba: 100 anos. Conto, canto e encanto com a minha história... São Paulo: Noovha América, 2008.

GHIRARDELLO, Nilson. À beira da linha: formações urbanas da Noroeste Paulista. São Paulo: Editora Unesp, 2002. Disponível em: . Acessado em: 05/04/2017.

GREMAUD, Amaury Patrick, et all. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Atlas,1997.

HAUMONT, Raphael. Um químico na cozinha: a ciência da gastronomia molecular. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). www.ibge.gov.br/municípios. Acesso em: 03/10/2016.

NEVES, C. das. História da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. Bauru: Tipografias e Livrarias Brasil, 1958.

OLIVEIRA, Arlinda Montalvão de. Nos trilhos da Memória. Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e o surgimento das cidades em Mato Grosso. Campo Grande/ MS: Editora Life, 2011.

QUEIROZ, Paulo Roberto Cimó. As curvas do trem e os meandros do poder: o nascimento da estrada de ferro Noroeste do Brasil (1904 – 1908). Campo Grande, MS: Editora UFMS, 1997.

SQUEFF, Enio; FERREIRA, Helder Perri. A origem dos nomes dos municípios paulistas. São Paulo: Editora Imprensa Oficial, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.