PLANEJAMENTO DE CARREIRA: O QUE SABEM E QUE IMPORTÂNCIA LHE DÃO ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

Diogo Reatto, Miriã Siqueira, Natali Pires Candido Garcia, Adilson Manoel de Oliveira

Resumo


O objetivo deste artigo foi identificar se futuros profissionais da Administração conhecem o conceito de planejamento de carreira, se dão importância ao assunto e às diversas variáveis que o envolve, alinhando ou não seu planejamento pessoal ao profissional. Trata-se de um estudo descritivo que usa como proposta teórica o modelo de Jimmy Cygler. Participaram da pesquisa 145 estudantes iniciantes e concluintes de três cursos de Administração de Araçatuba(SP). O resultado obtido mostrou que alunos iniciantes e concluintes ainda estão em fase de autoconhecimento e que há prevalência de fatores intrínsecos ao indivíduo na definição do seu planejamento de carreira.


Palavras-chave


Educação Superior; Administração; Planejamento de carreira; Planejamento pessoal

Texto completo:

PDF

Referências


ARTHUR, B. M.; ROUSSEAU, M. D. The Boundaryless Careers: A new employement principle for a new organizational era. New York: Oxford University Press, 1996.

ASEVEDO, G. M. Um estudo sobre as expectativas de carreira para estudantes de Administração de Empresas no Brasil. Tese (Doutorado em Administração). Universidade Federal do Rio de Janeiro. RJ, 2005. 139p.

AUGUSTIN, E. S. Planejamento Profissional e sua Ligação com o Planejamento Estratégico Organizacional. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção), UFSM, Santa Maria, RS. 2008. 163p.

BAIOCCHI, A. C.; MAGALHAES, M. Relações entre processos de comprometimento, entrincheiramento e motivação vital em carreiras profissionais. Revista Brasileira de Orientação Profissional. São Paulo, v. 5, n. 1, jun. 2004 .

BARDAGI, M.; LASSANCE, M. C. P.; PARADISO, A. C; MENEZES, I. A. Escolha Profissional e Inserção no Mercado de Trabalho: Percepção de Estudantes Formandos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE. Vol. 10. n.º 1. Jan/Jun. 2006. Pags. 69-82.

BELLINO, R. R.; SEMANZATO, J. C.; PRIESTLEY, E. Escola da Vida. 1.ª Ed. Planeta do Brasil, São Paulo, SP, 2008. 324p.

BRANDÃO, H. P.; BORGES-ANDRADE, J. E. Causas e Efeitos da Expressão de Competências no Trabalho. Revista de Administração Mackenzie. vol. 8. nº 3, 2007.

CARDOSO, R. C. L.; SAMPAIO, H. Estudantes universitários e o trabalho. RBCS, n. 26, ano 9, outubro, 1994. 31p.

CASE, T. A; BOTELHO, J. M. Gerenciamento da Carreira do Executivo Brasileiro: Uma Ciência Exata. São Paulo: Ed. Catho, 2001.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CYGLER, J. Quem mexeu na minha vida? A fórmula do sucesso e da felicidade, sem estresse. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DIAS, M. S. L.; SOARES, D. H. P. Planejamento de Carreira: uma orientação para estudantes universitários. 1.ª ed. Vetor. 2009, 296p.

DINSMORE, P. C; ROCHA, M.; GOMES, M. T.. O Projeto Você. In: Revista Você S/A. Ed. 54, 2002.

DUTRA, J. S. Administração de Carreiras: uma proposta para repensar a Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.

DUTRA, J. S. Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.

FERNANDES, V. A. O Planejamento Profissional e o seu Alinhamento ao Planejamento Estratégico Organizacional. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS. 2007. 101p.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea. Curitiba, v. 5, 2001.

FLEURY, M. T. L. As pessoas na organização. SP: Editora Gente Livraria e Editora Ltda., 2002.

LACOMBE, B. M. B. O Modelo da carreira sem fronteiras no contesto organizacional: pesquisando a carreira do professor universitário no Brasil. Fundação Getúlio Vargas. EAESP. 2005.

MALSCHITZKY, N. A importância da orientação de Carreira na empregabilidade. UFSC. 2004. 21p.

SAVIOLI, N. Carreira: Manual do Proprietário. Ed. QualityMark. Rio de Janeiro, RJ, 1991. 121p.

TOLFO, S. R.. A Carreira Profissional e Seus Movimentos: Revendo Conceitos e Formas de Gestão em Tempos de Mudança. UFSC. 2002. 13p.

TONI, J. O que é planejamento estratégico situacional? Revista Espaço Acadêmico, nº 32, janeiro de 2004.

VELOSO, E. F. R. Carreiras sem fronteiras na gestão pessoal da transição profissional: Um estudo com ex-funcionários de uma instituição com características de empresa pública. 2009. 410p Tese (Doutorado em Administração). Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.