RESTAURANTES ÉTNICOS: DIVERSIDADE GASTRONÔMICA JAPONESA NO BAIRRO DA LIBERDADE NA CIDADE DE SÃO PAULO

Fábio Molinari Bitelli, Gabriel Tolcsvai de Cronis, Lucas Yamaguchi

Resumo


Considerado território de influência oriental, o bairro da Liberdade é conhecido sobretudo pela permanência de imigrantes japoneses na cidade de São Paulo. Possui dentro de seus limites estabelecimentos gastronômicos de diferentes especialidades, de influência predominantemente japonesa, realidade responsável por afastar a generalização de que tal culinária oferta somente alimentos crus. Entendendo que a gastronomia é uma manifestação da cultura alimentar de um povo, percebe-se sua importância na representação identitária desse microcosmo social, fato que colabora para a expansão de empreendimentos gastronômicos japoneses em São Paulo, cidade que concentra o maior grupo de japoneses fora do Japão. Esse artigo apresenta um levantamento dos pratos ofertados, realizado mediante pesquisa de campo, nos estabelecimentos gastronômicos étnicos situados na rua da Glória, localizada no bairro da Liberdade. Considerou-se o levantamento bibliográfico como suporte teórico na obtenção de material para contextualização de discussões históricas, econômicas e sociais. Como parte do resultado destaca-se a diversidade de alimentos ofertados, que tão logo contribui na expressão de uma também diversificada herança cultural oriunda desses grupos de imigrantes que ali se fixaram.

Palavras-chave


Gastronomia; Cultura alimentar; Imigração Japonesa; Bairro da Liberdade/SP

Texto completo:

PDF

Referências


Livros

GUIMARÃES, Lais de Barros Monteiro. Liberdade. Departamento do Patrimônio Histórico / Divisão do Arquivo Histórico. São Paulo, 1979.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas, 2003.

MITYE, Camila. 100 anos de Japão no Brasil: O que aprendemos com os japoneses? Brasil Escola: 2017. Disponível em https://goo.gl/zs6EY5. Acesso em: Set. 2017.

MORAES, Mário Sérgio, História da Imigração Japonesa em Mogi das Cruzes. - 100 anos da imigração japonesa no Brasil. São Paulo: Mogi News, 2009.

NOGUEIRA, Arlinda Rocha. A imigração japonesa para a lavoura cafeeira paulista (1908-1922). São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1973.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.

TAKEUCHI, Márcia Yumi. Imigrantes no Brasil: japoneses, a saga do povo do sol nascente. São Paulo: Lazuli, 2008

TAKAHASHI, Jo. IZAKAYA: Por dentro dos botecos japoneses. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2013.

OI, C.A.; TAKAHASHI J.; OKANO, M.; HANADA, L. Guia da Cultura Japonesa em São Paulo. São Paulo: Editora JBC, s.d.

Capítulos de livros

SAKURAI, Célia. A imigração dos japoneses para o Brasil no pós-guerra (1950 –1980). In: Cem Anos da Imigração Japonesa: História, memória e arte. São Paulo: Editora UNESP, 2008.

Artigos de periódicos

BOCCI, Diego Segobia. Bairro da Liberdade e a imigração japonesa: a ideia de Bairro Japonês. Revista Cordis de História Social da Cidade, PUC São Paulo/SP, n. 2, p. 1-5, 2009. Disponível em: https://goo.gl/dq1aUk. Acessado em: set. 2017.

LOURENÇÃO, Gil Vicente Nagai. Dos mares do Japão às Terras Brasileiras: Algumas considerações sobre o Brasil, a imigração japonesa e sua influência na agricultura. Revista Tomo de Sociologia, Universidade Federal de Sergipe, n. 26, p. 165-210, jan./jun. 2015.

PAIVA, Odair da Cruz. Memória, Patrimônio e Cidade. Revista Observatório Itaú Cultural, Centro de Memória Documentação e referencia Itaú Cultural, n. 22, p. 123-131, São Paulo: maio/nov. 2017.

RIBEIRO, Carlos Manoel Almeida; PALLOUCI, Luciana. Gastronomia, interação cultural e Turismo: estudo sobre a dispersão da culinária nipônica na Cidade de São Paulo - 100 anos da imigração japonesa no Brasil. In: SeminTUR – Seminário de Pesquisa em Turismo do MERCOSUL, IV, 7e 8 de julho de 2006. Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul - RS, 2006. Disponível em: https://goo.gl/ZhUAFW. Acesso em: set. 2017.

TAKEUCHI, Marcia Yumi. A comunidade Nipônica e a legitimação de estigmas: o japonês caricaturizado. Revista USP, Universidade de São Paulo, n.79, p. 173-182, set./nov. 2008.

Citações da internet

ONO, Marisa. Washoku: Patrimônio Imaterial da Humanidade, 4 abr. 2014. Disponível em: http://marisaono.com/delicia/2014/04/05/washoku-patrimonio-imaterial-da-humanidade/. Acesso em set./2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.