CUSTOS DE AQUISIÇÃO NO MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL PARA EMPRESAS COMERCIAIS DE MOTO PEÇAS / ACQUISITION COSTS IN THE NATIONAL AND INTERNATIONAL MARKET FOR MOTO PARTS BUSINESSES

Luiz Otavio Cagliari Sanita, Airton Cavazzana, Mario Henrique Sellis Porteira

Resumo


O presente estudo tem como tema comparar a viabilidade de compra por uma empresa atacadista em dois diferentes tipos de mercado, o primeiro no mercado internacional mediante importação, o segundo mediante mercado interno. Questiona-se a viabilidade do processo de importação de mercadorias no segmento de moto peças em comparação com o mercado de produtos nacionais. Tem como objetivo geral demonstrar os custos presentes em mercadorias derivadas da importação com custos no mercado nacional. Tem por metodologia a revisão bibliográfica e pesquisa exploratória. Foi constatado que todos os produtos tiveram vantagens significativas se comparado com o mercado nacional, concluindo que é viável para a empresa em estudo comprar mercadorias no mercado externo.

The present study aims to compare the viability of purchasing by a wholesale company in two different types of market, the first in the international market through importation, the second through the domestic market. The viability of the process of importation of goods in the motorcycle parts segment in comparison with the domestic products market is questioned. Its general objective is to demonstrate the costs present in goods derived from imports with costs in the domestic market. Its methodology is the literature review and exploratory research. It was found that all products had significant advantages compared to the domestic market, concluding that it is viable for the company under study to buy goods abroad.


Palavras-chave


Importação; Análise de Custo; Mercado Internacional versus Interno. Import; Cost analysis; International versus domestic market.

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