O CRESCIMENTO DA OFERTA DE CURSOS NA MODALIDADE EAD NO BRASIL E A QUALIFICAÇÃO DO CURSO DE GASTRONOMIA EAD FEITA POR EGRESSOS

Zenir Aparecida Dalla Costa de Melo Ferreira, Ana Cláudia Guimarães Antunes, Renata Zambon Monteiro, Fábio Molinari Bitelli

Resumo


As crescentes oferta e demanda pela modalidade de Educação a Distância (EaD) no Brasil motivaram a construção desta pesquisa, fato que acompanha as metas do Plano Nacional de Ensino (PNE), documento atualizado em 2016 e publicado pelo Ministério da Educação em 2017, que objetiva o aumento de jovens matriculados no ensino superior e a facilitação das regras para abertura de novos cursos nessa modalidade. Com o interesse em investigar a formação superior profissional em Gastronomia na modalidade EaD, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, a partir do estudo de caso e teste de instrumento para pesquisa survey, a fim de apurar o perfil e a percepção dos egressos de tal modalidade, principalmente acerca do aprendizado prático e seus reflexos na inserção no mercado de trabalho (na mesma área de atuação). O presente artigo apresenta também a regulamentação de cursos superiores EaD vigente no Brasil e descreve a proposta didático-pedagógica de uma Instituição de Ensino Superior (IES) com sede na cidade de São Paulo, cujo egressos de tal curso – das turmas de 2010 a 2014 – serviram de universo para essa aplicação.


Palavras-chave


Educação a Distância (EaD); Aprendizado prático; Inserção profissional; Gastronomia

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Educação. Planejando a próxima década, conhecendo as 20 metas do Plano Nacional de Educação. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf. Consulta realizada em: 18/02/2018.

DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura, 2011.

EDUCAÇÃO, Ministério da. Portaria Normativa No - 11, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=66431-portaria-normativa-11-pdf&category_slug=maio-2017-pdf&Itemid=30192

FRANÇA, Creuza Martins et al. O sentido humanizador no trabalho de tutores a distância. Revista Educação ANEC, v. 41, n. 154, p. 57-76, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Resumo Técnico do Censo da Educação Superior. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf . Acesso realizado em: 18/04/2017.

LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação De Edições Técnicas, 2017. 58 p.

MORUMBI, Universidade Anhembi. Manual da Graduação on-line em Gastronomia., 2016. Disponível em: http://portal.anhembi.br/estude-aqui/educacao-a-distancia/cursos/gastronomia/. Acesso em 11 de outubro de 2016.

MORAN, José. Novos caminhos do ensino a distância. Informe CEAD - Centro de Educação a Distância. SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n.5, páginas 1-3, 1994.

SELLTIZ, C. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária, 1987.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.