GESTÃO EM VENDAS ONLINE: ESTUDO DE CASO DE EMPRESA CALÇADISTA COM MODELO DE NEGÓCIO EM MARKETPLACE / ONLINE SALES MANAGEMENT: CASE STUDY OF FOOTWEAR COMPANY BUSINESS MODEL IN MARKETPLACE

Guilherme Augusto Borin Rodrigues, Marcelo Plens, Natália Pagan de Araújo Piantino

Resumo


O presente trabalho tem o intuito de levar ao leitor uma visão geral sobre o modelo de negócio contemplando o marketplace, demonstrando os conceitos de forma teórica, através de revisão bibliográfica, revisitando as teorias em que o marketplace se sustenta, bem como o seu modo de funcionamento. E, por meio da realização do estudo de caso, mostrar o seu funcionamento real, expondo sua operação em uma empresa que tem em seu modelo de negócio o marketplace como um dos meios de comunicação entre o consumidor e plataforma de vendas online.


Palavras-chave


e-commerce; marktplace; vendas; estratégia; marketing

Texto completo:

PDF

Referências


BALARINE, O. F. O. Gestão da informação: tecnologia da informação como vantagem competitiva. In: Revista de Administração de Empresas – eletrônica, v.1, n.1, jan/jun. São Paulo, 2002.

CARVALHO, M. S. R. M. A trajetória da internet no Brasil: Do surgimento das redes de computadores à instituição dos mecanismos de governança. Dissertação (Mestrado em Ciências de Engenharia de Sistemas e Computação). Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003.

HANDFIELD, R., & NICHOLS, E. Introduction to Supply Chain Management. New Jersey: Prentice Hall, 1999.

HONG, I., & CHO, H. The impact of consumer trust on attitudinal loyalty and purchase intetions in B2C e-marketplaces: Intermediary trust vs. seller trust. International Journal of Information Management, 469-479, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MARQUES, Cláudia Lima. Confiança no comércio eletrônico e a Proteção ao Consumidor. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004.

MARQUES, Nuno. ―2º Trabalho — Standards de Usabilidade e Acessibilidade, 2017. 8f, Mestrado de Novos Media e Práticas Web - Universidade Nova de Lisboa, 2017.

MERCADO Livre. Sobre o Mercado Livre: Tudo o que você precisa saber sobre o Mercado Livre, Disponível em: . Acesso em: 20 abr 2020.

MIGLANI, J. (2015). How eBay Makes Money?. Recuperado em 25 de junho de 2017, de https://revenuesandprofits.com/how-ebay-makes-m Internet Retailer oney/

PIGATTO, G., & ALCANTARA, R. Relacionamento colaborativo no canal de distribuição: uma matriz para análise. Gestão e Produção, 14(1), 155-167, 2007.

TEIXEIRA, Tarcisio. ―Comércio Eletrônico: Conforme o Marco Civil da Internet e a regulamentação do e-commerce no Brasil. São Paulo: Saraiva 2015.

EUROMONITOR. Strategy briefing: Understanding global marketplace trends. Euromonitor International, 2018.

SEBRAE. Marketplace – Canais de Comercialização. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: . Acesso em: 03 de Mar. 2020.

SEBRAE. O que é uma relação ganha-ganha. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: . Acesso em: 03 de Mar. 2020.

REYNOLDS, George W; STAIR, Ralph M. Princípios de sistemas de informação. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

TURBAN, E., KING, D., LEE, J., LIANG, T., & TURBAN, D. Eletronic Commerce 2010: A Managerial Perspective. (6th ed.). New Jersey: Prentice Hall, 2009.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.